Macaé sedia Brasileiro de Downhill

Foto: Romulo Campos

O downhill contribui para tornar Macaé pólo de esportes radicais
Depois do sucesso da Volta Master do Rio, Macaé receberá os melhores ciclistas do país, só que desta vez na modalidade downhill. Considerada a categoria de maior adrenalina no moutain bike, a cidade foi escolhida para sediar o Campeonato Brasileiro de 26 a 28 de julho. A competição será realizada na região serrana, na usina hidrelétrica Macabu, localizada no Frade, com uma pista de aproximadamente 2,3km de descida. Nesta semana estiveram reunidos no auditório do Ginásio Poliesportivo representantes do Executivo e membros da federação e na pauta foram debatidos assuntos como logística, segurança, saúde, ações sociais, meio ambiente e mobilidade urbana.

O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) em parceria com a Prefeitura de Macaé através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Para o diretor da Fecierj, Eduardo Almeida, o encontro com mais de um mês de antecedência permite minimizar eventuais erros de organização. "Queremos fazer deste Brasileiro de Downhill, um evento de excelência. A Prefeitura de Macaé vem nos surpreendendo positivamente com boa vontade em fazer desta etapa a melhor de todos os tempos", informou Almeida.

Por ser uma etapa única que definirá o ranking nacional, a competição reunirá os melhores competidores do Brasil. Ao todo serão 13 categorias em disputa nos dias de provas. Para atletas federados serão: elite, feminino, juvenil (12 a 15 anos), júnior (15 a 18), sub-30 (19 a 29), master A1 (30 a 34), master A2 (35 a 39), master B1 (40 a 44), mater B2 (45 a 49), master C1 (50 a 54), master C2 (55 a 59) e veterano (mais de 60 anos). Serão disponibilizadas ainda duas categorias abertas ao público sem necessidade de ser atleta federado. Serão a classe rígida (para bicicletas sem suspensão atrás) e open (aberto a todos sem limite de idade). As inscrições são feitas no site da Confederação Brasileira de Ciclismo, no endereço www.cbc.esp.br.

Diretor de Downhill da Fecierj e organizador técnico do evento, Robert Sgarbi reforçou o empenho que vem sendo realizado para que seja o Campeonato Brasileiro seja o mais bem sucedido da história. "Serão mais de 500 atletas de todos os cantos do país e temos que nos preparar para que tudo corra da melhor maneira possível. Nosso objetivo é oferecer uma prova de qualidade, segura, em uma pista condizente com o nível de prova que um Brasileiro exige. Vamos implementar um sistema de cronometragem duplo, muito apoio e cronogramas precisos", enfatizou o organizador.

Entenda o Downhill

Downhill é uma disciplina do Ciclismo Mountain Bike que consiste em descer o mais rápido possível um dado percurso. É uma espécie de prova contrarrelógio, mas disputada tradicionalmente em descidas íngremes sobre trilhas, na estrada de chão. A disciplina é disputada com bicicletas especiais fabricadas para suportar os impactos durante o percurso.

Atletas interessados podem adquirir as fotos, acessando "Contato" na página principal do site.
Clique aqui e veja a galeria de fotos 1
Clique aqui e veja a galeria de fotos 2
Clique aqui e veja a galeria de fotos 3
Clique aqui e veja a galeria de fotos 4
Assista ao vídeo: www.youtube.com/embed/m7LvTbzCEIE



04/08/2013 17h08 - Thales Coutinho/Site da Prefeitura de Macaé
© Copyright 2006-2012 photoon.com.br - Todos os direitos reservados