Ementa

Photo On realizará, a partir do dia 10 de maio de 2017, o Curso Básico de Fotografia digital. As inscrições podem ser feitas em www.photoon.com.br, clicando no banner “Cursos” e a previsão de início das aulas será em 10/05.

O curso está estruturado a partir de aulas práticas em estúdio e saídas fotográficas para a realização de exercícios externos. Haverá distribuição em meio digital de apostila para os alunos acompanharem o que foi explicado em sala de aula, e o aprendizado será feito em ambiente multimídia.

A coordenação é de Romulo Campos, fotógrafo há mais de 40 anos. Ele ministrará as aulas com o apoio das fotógrafas Claudia Barreto e Jussara Peruzzi, que estarão á disposição dos alunos para o esclarecimento de suas dúvidas.

As inscrições estarão abertas de 6 de abril a 10 de maio de 2017, mas estarão limitadas apenas aos primeiros 15 alunos. Quem não conseguir se inscrever e se interessar pelo curso, tem a opção de aguardar em uma lista de espera.

“Nossa intenção é manter um número reduzido de alunos para que todos possam efetivamente participar das aulas práticas. Para quem não conseguir fazer a inscrição à tempo, teremos uma fila de espera para a próxima turma do curso", garante o fotógrafo.

Quem se inscrever receberá conhecimentos sobre o funcionamento do diafragma, obturador, foco, profundidade de campo, lentes, fotometria, histograma, balanço de branco, flash e composição fotográfica. Informações sobre o curso poderão ser obtidas no telefone (22) 992774717 ou no 999785576.



História da fotografia – 2h30min

Evolução da fotografia e o mundo das imagens, desde o anúncio da invenção da fotografia, em 19 de agosto de 1839, na França, aos dias de hoje.

Olho X Câmera (Câmera Obscura) – 2h30min

As similaridades entre o processo de formação da imagem no olho humano e nas câmeras fotográficas. Comparação entre o olho humano e os modernos sensores fotográficos.

Câmeras fotográficas – 2h30min

Os principais formatos de câmeras fotográficas e suas funções. Câmeras especiais. Como funcionam as câmeras DSLRs.

Luz – 2h30min

Definição de luz. Luz como energia e as suas principais propriedades. Luz monocromática e luz policromática. Reflexão da luz. Sombras.

Cor – 2h30min

Relação entre luz e cor. Temperatura de cor. Balanço de branco.

Como as câmeras registram a cor – 2h30min

Descrição sobre como as câmeras transformam luz em energia e como elas transformam o registro preto e branco em cor.

Balanço de Branco – 2h30min

Configuração do WB. Temperatura de cor. Fontes de luz.

Bit/Byte e Pixel – 2h30min

Noções sobre bit e byte. O que é pixel? Como o pixel registra a luz? Formatos de imagem. Arquivamento.

Formação da Imagem – 2h30min

O caminho que a luz faz até chegar ao sensor. Como a cor é captada pelo sensor fotográfico? Estrutura interna das câmeras fotográficas e a importância das lentes na formação das imagens.

Diafragma X Obturador – 2h30min

Mecanismos de controle de captação de luz. Relação entre diafragma e obturador.

Profundidade de campo e diafragma – 2h30min

Diferença entre profundidade de campo e profundidade de foco. Distância focal/Comprimento focal Lentes e distância focal. Proporção da imagem e comprimento focal.

Foco – 2h30min

Foco manual. Foco automático ou inteligente. Live view. Foco Spot AF. Estabilizador de imagem.

Formato de imagem. Resolução. – 2h30min

Os diversos formatos de arquivo, RAW X JPG.

Sensor – 2h30min

Como os sensores registram a imagem? Diferentes tipos e tamanhos de sensores. Sensores e fator de corte (crop).

ISO e Fotometria – 2h30min

ISO X Ruído. ISO e “ganho”de luz. ISO X Obturador X Diafragma como controladores da luz. Como medir a luz? Medição Matricial, Medicão Ponderada ao Centro, Medicão Pontual. Uso do Fotômetro. Subexposição e superexposição. AE-Lock. Escala tonal.

Histograma – 2h30min

Entendendo o histograma. Sombras, Meios tons e Altas luzes.

Lentes – 2h30min

Lente grande-angular, Lente normal e Teleobjetiva. Lentes Zoom vs Lente fixa. Lentes especiais. Entendendo o significado do que está gravado nas lentes.

Cartões e armazenamento – 2h30min

Os diversos tipos de cartões, velocidade e classe. Cuidados com os cartões. Como armazenar os arquivos. Armazenamento na nuvem.

Composição – 2h30min

Regra dos terços e enquadramento.

Iluminação e flash– 2h30min

Característica da luz, modificadores de luz. Luz ambiente. Como os flashes funcionam. Flash de estúdio e flashes dedicados. Propagação da luz. Número Guia. Velocidade de sincronismo. Como evitar os “olhos vermelhos”?

Dúvidas – 2h30min

Aulas práticas: 16h (sendo 10 horas em estúdio e 6 horas em externas)

Comunicado

Prezado aluno(a),


Antes de preencher a ficha de inscrição, favor ler a ementa do curso que você está optando fazer, para saber se atenderá as suas expectativas. A ementa você encontra nesta página.

É pré-requisito para participar do curso ter uma câmera fotográfica digital (DSLR), preferencialmente que o equipamento tenha o modo manual. Este curso terá uma carga horária de 48 horas mais 6 horas de aulas práticas.

Horário:
Segunda: 19h às 21h30min
Quarta: 19h às 21h30min

O valor promocional do curso é R$ 750,00, podendo ser pago em 2 (duas) vezes. Outras informações pelo telefone (22) 99277 4717, a partir das 14 horas.

Importante: O curso só será iniciado quando 15 alunos confirmarem as inscrições. As aulas se iniciarão em 10 de maio de 2017. Caso até esta data não se atinja o número mínimo de alunos, o início do curso será adiado para uma nova data a ser confirmada.

Forma de Pagamento: Mercado Pago

Seja bem-vindo(a)!

Inscrição

Nome


Email


Identidade


CPF


Endereço


CEP


Telefone



Por favor, agora contribua para que Photo On possa conhecer os motivos que o(a) levam a fazer o curso de fotografia e identificar o seu equipamento, respondendo as perguntas abaixo.



Você conhece bem o seu equipamento fotográfico?

Sim
Não

Descreva o seu equipamento fotográfico (Exemplo: Canon T3i com lente zoom 18-55mm)



Trabalha como fotógrafo?

Sim
Não

Por que você quer fazer um curso de fotografia?



Você participaria de workshops sobre fotografia com temas específicos?

Sim
Não


Que temas são de seu interesse?

Iluminação
Flashes
Câmeras Canon/Nikon
Fotos Publicitárias
New Born
Natureza
Books
Direção de modelos
Macrofotografia
Estúdio
Outros



Ao confirmar a inscrição e realizar o pagamento, o aluno concorda com os termos e as condições estabelecidos por Photo On, expressos na Ementa e no Contrato, disponibilizados online.

Sobre



Romulo Alexander Campos nasceu em 20 de abril de 1954. Formando em comunicação social e pós-graduado em Gestão Pública, é o mais velho de uma família que dedicou a vida à fotografia.

Mãe, pai e irmãos seguiram a mesma profissão e a família se tornou uma das principais referências fotográficas em Macaé. É casado com a também fotógrafa, Claudia Barreto.

Na década de 80 coordenou cursos de fotografia que foram ministrados no Foto Lívio Campos, contribuindo para formar alguns profissionais que estão no mercado. Hoje coordena o site Photo On.

Romulo Campos foi o primeiro fotógrafo do município a migrar para a tecnologia digital. Desde cedo enveredou pelos caminhos do fotojornalismo, trabalhando nos principais jornais de Macaé e da região e mais recentemente tem se dedicado a assessoria de imprensa.

Como jornalista fundou o jornal “Folha Macaense” em parceria com o jornalista Martinho Santa Fé, e com o amigo Claudio Azevedo fundou a “Folha de Quissamã”, naquele município.

Em 2009 lançou o livro “Lagoa Imboassica,” em parceria com a fotógrafa Claudia Barreto, um alerta sobre a lenta e agonizante morte da principal lagoa macaense e em 2012 publicou o livro “Parque Municipal Fazenda Atalaia”.

Em 2016 conclui o seu terceiro livro, em parceria com a Petrobras, exclusivamente dedicado ao “Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, cujo acervo atualmente conta com 25 mil fotos.





Claudia Pinto Barreto nasceu em 15 de abril de 1968. Formada em publicidade começou a fotografar no final da década de 90. Trabalhou nos principais jornais de Macaé e seu acervo fotográfico sobre a cidade já chega a mais de 100 mil fotos.

Dedicada a fotografar as atividades esportivas, ultimamente tem se voltado a documentação dos ecossistemas macaenses. Registrou durante vários anos as atividades turísticas e hoje desenvolve trabalhos autorais como exposições voltadas as causas sociais como câncer de mama e outros temas.

Claudia Barreto lançou dois livros dedicados as questões ambientais, “Lagoa de Imboassica” e “Parque Municipal Atalaia”, junto com a marido, o também fotógrafo Romulo Campos.





Jussara Peruzzi tem 25 anos de profissão como fotógrafa. É formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Trabalhou como fotojornalista nos jornais O Dia, Folha da Manhã, O Diário e O Debate. Como fotógrafa e editora de imagens desenvolveu por 10 anos vários projetos na área de comunicação da Petrobras.

Jussara dedica-se a diversos segmentos da fotografia, como publicidade e cobertura de eventos.